Quando o orçamento fica apertado uma das primeiras coisas a serem cortadas é o lazer, certo? Errado! Esse é o momento ideal para você ser um turista na sua própria cidade. Olhar ao redor, esbanjar criatividade e aproveitar todas as atrações que sua cidade oferece gratuitamente, mas que você nunca tinha visitado.

Capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Cuiabá e Recife contam com diversas atrações gratuitas ou com preço em conta que você pode curtir com amigos, a dois ou com a família. Selecionamos 10 sugestões para você aproveitar. Confira:

1) Programas culturais gratuitos

Exposições, shows, festivais culturais, espetáculos teatrais, oficinas e tantas outras atividades são oferecidas gratuitamente na maioria das cidades. Museus, centros culturais e instituições sempre contam com uma programação gratuita. Clique aqui e fique sempre de olho no que acontece na sua cidade para você se divertir sem gastar nada.

Créditos: iStock

Exposições em museus e centros culturais são opções gratuitas de lazer nas grandes cidades

2) Caminhadas culturais

Que tal ser um turista na sua própria cidade? Capitais como São Paulo contam com os walking tours: caminhadas guiadas que percorrem a cidade contando sobre sua história. Muitas são gratuitas e outras você paga "o quanto acha que vale" não há um preço estipulado.

Esta opção de passeio é muito procurada por turistas, sendo assim, algumas vezes há opções de passeios em inglês ou espanhol. Além de você conhecer melhor sua cidade, ainda pode treinar o idioma e fazer amizade com estrangeiros.

Créditos: iStock

Caminhadas culturais gratuitas são uma ótima opção para conhecer a cidade

3) Maratona de séries ou filmes

Essa opção é clássica para quem está com a grana apertada. Mas você já pensou em chamar os amigos para uma maratona de séries? Assim, você tem com quem compartilhar suas expectativas sobre aquela temporada.

Vale também uma sessão de filmes como "De volta para o futuro", "Indiana Jones", "Star Wars", "Senhor dos Anéis", "O Poderoso Chefão", "O Exorcista" e tantos outros.

Outra opção seria fazer uma sessão temática de filmes que vão te inspirar a montar seu próprio negócio, filmes para você refletir sobre sua relação com o dinheiro e outros temas que variam conforme sua criatividade. Depois é só estourar a pipoca e curtir em boa companhia.

Créditos: iStock

Assistir filmes ou séries com os amigos é uma opção de lazer barata e divertida

4) Roteiro Zen

Já pensou que para fugir do estresse, encontrar um pouco de tranquilidade uma boa opção seria um roteiro zen? Isso mesmo. Em geral, estes locais são silenciosos, construídos em meio a natureza e ideais para você relaxar. Além disso, não é cobrada entrada e você pode tirar belas fotos e ficar com a mente serena. Clique aqui e confira algumas opções.

Créditos: iStock

Curtir um dia num templo ou refúgio em meio a natureza é um passeio barato e que pode trazer benefícios ao corpo e a mente

5) Noite de jogos

Curtir minutos de lazer sem sair de casa é uma boa opção, não é mesmo? Que tal fazer uma tarde de jogos? Vale videogame, jogos de tabuleiro e baralho. Para os amigos e familiares com filhos, os jogos infantis vão entreter a criançada. Cada um pode trazer um jogo, um quitute e está feita a tarde de diversão sem custo.

Créditos: iStock

Reunir os amigos para uma tarde de jogos de tabuleiro é uma opção barata de lazer

6) Almoço ou jantar em casa

Se comer é bom, ao lado de pessoas queridas é ainda melhor, não é mesmo? Reúna os amigos, distribua as tarefas: um traz bebidas, outro o prato principal, outro sobremesa e quem não trouxer nada lava a louça. Depois de servir tudo é hora de apreciar a comida e colocar o papo em dia.

Créditos: iStock

Chamar os amigos para um almoço ou jantar é uma opção de reunir quem você gosta com economia

7) Trilha

Que tal reservar um dia, reunir a família ou os amigos, acordar cedinho e fazer uma trilha? É uma forma de contemplar a natureza de perto, apreciar uma bela paisagem e ainda fazer uma atividade física. Cada um deve levar sua alimentação, hidratação, filtro solar, além de usar roupas e calçados confortáveis.

Em São Paulo, o Trilhas Urbanas oferece trilhas monitoradas em parques municipais da cidade. A ONG Save Brasil, uma vez por mês, promove uma caminhada para observar aves. Além disso, no estado de São Paulo, há um passaporte de trilhas com níveis de dificuldades variados. A cada lugar que você conhece, ganha um carimbo atestando que você passou por lá.

Créditos: iStock

Trilhas são uma boa oportunidade de fazer uma atividade física e ter contato com a natureza

8) Passeio de bike

Assim como a trilha, o passeio de bicicleta é uma boa oportunidade de se divertir e ainda queimar calorias. Caso você não tenha bicicleta, em cidades como São Paulo, empresas privadas disponibilizam bicicletas gratuitamente. Você vai pedalar, conhecer melhor sua cidade e aproveitar bem o dia.

Também em São Paulo há o Bike Tour SP que todo fim de semana oferece sete roteiros com saídas em vários horários. Eles emprestam a bicicleta e o capacete com audioguia para você conhecer o local por onde está passando. Há bicicletas elétricas no roteiro da Vila Madalena, e "trenzinhos" para os pequenos e pessoas que não sabem pedalar.

Créditos: iStock

Passear de bicicleta é uma boa opção de lazer para reunir a família para pedalar

9) Piquenique no parque

Parques são ótimos locais para curtir a natureza e se divertir sem gastar nada. Você pode caminhar, tirar belas fotos, curtir a natureza, relaxar, ler um livro, praticar atividades físicas e curtir as atrações do parque.

Uma outra opção é organizar um piquenique com sucos, frutas e lanches leves. Clique aqui e confira os melhores parques nas capitais brasileiras para curtir um dia de lazer com a família e os amigos.

Créditos: iStock

Um piquenique no parque é uma maneira econômica de reunir os amigos ao ar livre

10) Curtir uma praia 

Passar um dia na praia é uma opção muito econômica. Você pode caminhar, tomar sol, praticar esportes como frisbee, futebol, vôlei, slackline, stand up paddle e relaxar. Prepare em casa alguns alimentos e acondicione as bebidas para economizar ainda mais lá. Para terminar o dia, vale contemplar um belo pôr do sol.

Créditos: iStock

Praia é uma opção barata de lazer para curtir com toda família e os amigos

25 dicas que vão te ajudar a economizar ainda mais