Recém-formado que largou emprego para vender hambúrguer fatura mais de R$ 4 milhões

Aos 24 anos e recém-formado em engenharia em uma universidade estadual do RJ, Rodrigo Malca largou o emprego em uma empresa multinacional francesa para abrir seu próprio negócio. Ele abriu mão do salário de R$ 5.000 para vender hambúrgueres em Resende, no sul do Estado.

Para financiar o negócio, o empreendedor usou R$ 30 mil da sua rescisão e pegou mais R$ 220 mil emprestados. A ousadia deu certo. Ele acredita que a Youburger só foi para frente por conta da implicância dele com algumas das grandes redes de fast food do Brasil.

Rodrigo Malca, fundador da rede de fast food Youburger
Rodrigo Malca, fundador da rede de fast food Youburger

“Eu me irritava ao pedir para que tirassem o picles do lanche e ter que esperar uma eternidade por algo feito sob medida”, lembra Malca ao explicar que sua ideia era abrir um fast food onde a liberdade de escolha fosse o diferencial do negócio.

Ao contrário das outras redes de fast food, a Youburger não oferece lanches padronizados. Cada cliente monta sua própria combinação em uma tela touchscreen com 35 ingredientes, além de escolher a bebida, o acompanhamento e a sobremesa. O sistema gera um ticket, que é pago posteriormente.

“O segredo não está do lado de fora. Nosso maior diferencial foi criar um sistema de produção que tornasse isso viável dentro da cozinha. Nesse sentido, o que aprendi na faculdade foi fundamental”, conta o empreendedor, hoje com 27 anos, sobre o projeto baseado na filosofia “feito sob encomenda”. Esse modelo é aplicado sobretudo em empresas automobilísticas que fazem carros sob encomenda.

O modelo de produção enxuto e sob medida traz impactos práticos ao negócio. São quatro funcionários por turno, e oito no total. Nas redes de fast food concorrentes, geralmente esse número é o dobro. Com isso, a Youburger cobra uma valor menor dos clientes por um combo composto por sanduíche, refrigerante e batata frita, por exemplo. “Nossa ticket médio é de cerca de R$ 15, bem menor que os R$ 25 ou R$ 30 dos concorrentes”, compara Malca

O modelo de uma unidade da Youburger para shopping centers
O modelo de uma unidade da Youburger para shopping centers

Três anos após a inauguração, a Youburger tornou-se uma rede de franquias como 6 unidades, todas no RJ, e faturou R$ 4,8 milhões no ano passado. A meta para 2016 é dobrar o faturamento e alcançar R$ 10 milhões, além de chegar a 20 unidades em operação. A rede chega à cidade de São Paulo e ao interior paulista ainda neste ano.