Personagens da Vila Sésamo levam educação financeira a escolas da periferia

Por: Silvia Melo

Quem disse que educação financeira é assunto só de adulto? Uma iniciativa no Brasil, México, Índia e China tem desafiado essa crença e ensinado crianças com idades entre 3 e 6 anos, matriculadas em escolas públicas, a lidar com o dinheiro. O interessante é que esse assunto é apresentado com linguagem lúdica pelos personagens da Vila Sésamo.

Com o tema “Sonhar, Planejar, Alcançar”, o projeto tem o objetivo de conscientizar as crianças e consequentemente impactar suas famílias sobre a importância do consumo consciente. Os alunos aprendem a estabelecer metas, fazer planejamento e a lidar com economia e partilha. As crianças entendem, por exemplo, que as escolhas feitas a cada dia podem ajudá-las a alcançarem seus objetivos.

Com a ajuda dos bonecos da Vila Sésamo, os pequenos e seus familiares dialogam e se divertem enquanto constroem estratégias eficazes de economia.“No Brasil e em toda a América Latina há uma necessidade muito grande de trabalhar este tema”, aponta Jorge Baxter, diretor regional da Sesame Workshop na América Latina.

Em menos de seis meses de projeto, os primeiros resultados positivos já estão sendo apresentados, com as escolas realizando uma série de eventos, nos quais os alunos apresentam um pouco do que aprenderam.

Ao todo, 34 escolas públicas das periferias de São Paulo, Belo Horizonte e Recife já são atendidas pela iniciativa. No ano que vem, a intenção é estender o projeto para as cidades de Campo Grande, Curitiba e Belém. Já em 2017, será a vez de Manaus, Maceió e Rio de Janeiro. Até 2018, o plano é capacitar 15 mil famílias.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre Sesame Workshop, Metlife Foundation, DSOP Educação Financeira e com apoio da Fundação Padre Anchieta.