Novo aplicativo ajuda a evitar fraudes em compras com cartão

Está em processo de implantação no Brasil um novo aplicativo gratuito que vai permitir suspender cartões de débito, de crédito ou pré-pagos para evitar fraudes no comércio eletrônico e em lojas físicas, como mostrou uma matéria da Folha de S.Paulo na segunda-feira. Chamado de GogoNogo (iOS e Android), o app foi criado por uma start-up americana do Valei do Silício e também será implantado na Austrália, no Japão e na Nigéria.

O objetivo da ferramenta é dar mais segurança para consumidores e lojistas. Ela suspende temporariamente os cartões por meio de uma chave do tipo liga-desliga no celular. Isso possibilita que o usuário habilite o cartão por alguns minutos antes de efetuar um pagamento e logo depois desative o uso. Ele ainda receberá um alerta com os detalhes da transação toda vez que efetuar um pagamento.

Assim, se os dados forem capturados por um hacker, por exemplo, ele não poderá usá-los se o cartão estiver desligado. A maioria dos problemas de fraude no país acontece nas compras online. Segundo a reportagem, estima-se que até 30% das tentativas são fraudes. Quando o portador do cartão não reconhece a transação, é o lojista quem assume o prejuízo.

A advogada Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da ProTeste, disse ao jornal que aplicativos que aumentam a segurança dos cartões são bem-vindos, só não devem transferir ao consumidor o risco de eventuais fraudes que estão sujeitos a sofrer. Até o momento, o serviço é oferecido pelo Bradesco no Brasil apenas para os cartões da Casas Bahia.