Loja virtual faz sucesso com vestidos de noiva a partir de R$ 350

Você já pensou em casar com direito a uma festa de arromba, mas desistiu por conta dos preços exorbitante? A loja virtual O Amor É Simples, do Rio Grande do Sul, mostra que nem tudo precisa custar o dobro para celebrar a união de duas pessoas, a começar pelo vestido.

A ideia da marca nasceu em 2014, quando a relações públicas Natalia Pegoraro, uma das três sócias ao lado da colega de faculdade Laís Ribeiro e da adminstradora Janaína Pasin, foi pedida em casamento e não achou nenhum vestido simples para a combinar com a cerimônia que planejava. A dificuldade serviu de inspiração para elas lançarem seu próprio negócio: uma loja virtual de vestidos de noiva para quem planeja fazer um casamento mais simples, seja na praia, no campo ou apenas no cartório.

Uma das lindas opções da loja virtual O Amor É Simples é o vestido de noiva Veneza
Uma das lindas opções da loja virtual O Amor É Simples é o vestido de noiva Veneza

Os modelos disponíveis são mais leves e modernos, além de custarem muito menos do que as peças encontradas em lojas tradicionais. O mais barato custa R$ 349,90, enquanto o mais caro, R$ 1.299,90. O prazo máximo de entrega é de 21 dias úteis ou, em caso de customização, alguns dias a mais. Conversamos com Natalia sobre os desafios do empreendedorismo; veja a entrevista:

Como surgiu a ideia da loja virtual O Amor É Simples?

A ideia nasceu em janeiro de 2014 quando eu fui pedida em casamento. Pesquisei no Google por “vestidos de noiva simples”, mas não achei nenhum resultado inspirador ou consistente. Vestidos tradicionais, aqueles armados ou cheios de brilho, não fazem parte do meu estilo e eu não me imaginava usando algum desse tipo.

Em um jantar com a Laís, que é minha amiga e colega de faculdade, perguntei como foi o casamento dela. Ela casou em uma cerimônia supersimples e teve um grande problema com o vestido. Contou a “novela” que foi para encontrar um e a gente brincou que, se algo não está no Google, está aí uma boa oportunidade de criar. Uns dias depois, encontramos a Janaína, amiga de infância da Laís e minha amiga por convívio, comentamos sobre a ideia e ela se empolgou. Nós três tínhamos uma grande afinidade profissional, mas sermos sócias não era um plano concreto. Aconteceu.

Dias depois, a Laís fez uma busca no Google Trends pelo termo “vestido de noiva simples”, e descobriu que ele apresentava um grande volume de buscas e um crescente interesse do público. Era uma das respostas fundamentais para termos certeza de que existia uma lacuna de mercado: de pessoas que querem casar de formas não tradicionais, seja em casa, sítio, praia, salão ou igreja; e que querem usar vestidos com modelagens mais simplificadas e não são atendidas e, muitas vezes, entendidas pelo mercado. O site foi ao ar em agosto de 2014.

Já haviam trabalhado com e-commerce antes? Como está sendo essa experiência?

As sócias Natalia Pegoraro (à esquerda), Janaína Pasin (centro) e Laís Ribeiro
As sócias Natalia Pegoraro (à esquerda), Janaína Pasin (centro) e Laís Ribeiro

Eu e a Laís trabalhamos com internet há alguns anos e temos expertise em diversas ferramentas e estratégias digitais. Já tínhamos atuado com e-commerce, o que nos facilitou na hora de colocar a ideia no ar. A experiência é fantástica por diversos motivos: por empreender e ver o quanto isso nos desafia e nos faz crescer diariamente, por trabalhar com amor e fazer o sonho das noivas acontecer. Enfim, temos muitos desafios, principalmente em relação à parte financeira do negócio, mas no fim do dia, é gratificante.

O que aprenderam desde que começaram o negócio? Podem dizer como é para vocês empreender no Brasil?

Aprendemos a ser profissionais multitarefas, incansáveis e resilientes. Todo negócio é uma grande engrenagem e não anda por si só; é preciso entender de várias frentes, alinhar todo o processo e isso demanda conhecimento e capacidade de tomar decisões. Tivemos que aprender a errar rápido, testar hipóteses e arriscar um pouco, mesmo com nosso perfil sendo um pouco conservador.

Empreender não é fácil quando você tem um aporte pequeno para começar, como é o nosso caso, e nem sempre se consegue crédito ou se tem coragem de já começar com um dinheiro comprometido. Nós estamos em busca de investimento para crescer e escalar a empresa e, assim como muitas outras start-ups, não é um processo fácil.

Quanto investiram para começar o projeto?

Nós não abrimos todos os números justamente por estarmos nessa fase de buscar parceiros que queiram nos ajudar a crescer. Mas divulgamos sim alguns números, como nosso investimento inicial, que foi de R$ 10.000, e o crescimento de 300% de 2014 para 2015!

Ao que atribuem o baixo preço dos vestidos de vocês, em contrapartida a esse mercado de noivas que é tão inflacionado?

Modelo Boho da loja virtual O Amor é Simples
Modelo Boho da loja virtual O Amor é Simples

Nosso vestido mais caro custa R$ 1.229,90 e pode ser comprado em até 3x sem juros. O preço justo foi consequência e faz parte da nossa filosofia. Queremos valorizar toda a cadeia produtiva e acreditamos que preços justos para o consumidor final é fundamental.

Nós trabalhamos com estoque limitado e produção sob demanda; como vendemos somente online, a estrutura é mais enxuta e ajuda no preço. O fato de termos modelos definidos também contribui, já que produzir modelos customizados ou do zero implicam em mais horas de trabalho. Usamos tecidos de qualidade, mas que não tenham um preço exorbitante, então esse valor ajuda a não encarecer um vestido.

Isso também preenche uma lacuna de mercado, já que, por experiência e por ouvir muitas noivas de todo o país, sabemos que casar hoje em dia pode ser muito caro. Claro que existem milhares de possibilidades e cerimônias para todos os bolsos, mas já tivemos retornos incríveis sobre a nossa proposta e isso é fundamental para sabermos que estamos, de alguma forma, criando um novo mercado, sendo uma fonte de referências e sendo pioneiras quanto ao segmento no país.

Afinal, casamento precisa custar tão caro assim?

Não! Existe espaço para todos os tipos de cerimônia e cada vez mais nós vemos casamentos em casa, sítio e praia.

Qual é o significado do casamento para vocês?

Nós, até por toda a proposta da marca, temos uma visão não muito tradicional. Acreditamos que o casamento é a celebração do amor e do encontro. É hora de reunir quem se ama e aproveitar o momento. Protocolos rituais, cifras… hoje em dia a noiva é cercada de informação e inspiração e, muitas vezes, é passada uma ideia de que há coisas no casamento que são obrigações, que tem que ser feitas, cumpridas. A gente defende o outro lado: de simplificar. Pelo apoio que recebemos de muitas noivas, há um grande espaço para marcas assim no mercado. Sem entrar no mérito dos preços justos.

O que vocês diriam para inspirar outras mulheres empreendedoras?

Que é preciso muita paixão, e que ela acontece com mais força quando acreditamos e nos entregamos à ideia. Para nós, outro ponto fundamental é o propósito: criamos uma marca que tem propósito e quer fazer a diferença. Além de nos encher de orgulho, é muito gratificante quando as pessoas de identificam com O Amor é Simples.