Cada vez mais as pessoas estão digitalizando seus processos de controle financeiro. Se antes só existiam as planilhas para ajudar a entender o que acontecia no orçamento, agora essa tarefa tem migrado para os celulares. E a notícia boa é que seu uso tem mostrado bons resultados.

De acordo com uma pesquisa feita com mais de 22 mil usuários do GuiaBolso no decorrer de 2015, as pessoas conseguiram economizar mais do que o dobro do que costumavam antes de usar o recurso. Isso quer dizer que sobraram, em média, R$ 476 a mais a cada mês em suas contas.

istock/Pogonici

Para quem não conhece, o aplicativo - disponível para Android e iOS - é um dos mais usados para gerenciar as finanças pessoais. A vantagem é que a ferramenta acessa diretamente as contas do usuário pelo internet banking, dispensando que ele tenha a tarefa de preencher manualmente uma planilha de orçamento doméstico.

“Quando percebem onde estão gastando mais, as pessoas conseguem conter mais os deslizes e acabam tomando melhores decisões financeiras”, explica Thiago Alvarez, CEO do GuiaBolso.

E com mais dinheiro sobrando na conta, fica mais fácil também investir. Ainda de acordo com a pesquisa, ao fim do terceiro mês de uso do app, os usuários conseguiram investir, em média, R$ 173 a mais do que costumavam. Isso representa um aumento de 33% no valor investido por mês.

“Nossa experiência mostra que as pessoas têm muita dificuldade em manter planilhas manuais atualizadas com suas despesas, por isso desenvolvemos uma ferramenta que facilita esse trabalho, explica Alvarez.

Veja mais dicas para controlar seu orçamento e economizar aqui.