Certamente, você tem alguns sonhos e objetivos em mente: uma viagem para o exterior, a compra ou reforma de uma casa ou uma aposentadoria tranquila. Seja qual for sua meta, mudar alguns hábitos vai ajudar a deixá-la mais próxima do seu alcance.  Confira 5 práticas que devem ser adotadas já:

istock/ Avosb

1) Pague suas contas em dia

Para evitar juros e multas, pague sempre suas contas logo que elas chegarem. A opção débito automático ajuda e muito os esquecidos.

2) Evite ao máximo os gastos por impulso

Lidar com dinheiro é lidar com escolhas. Não dá para comprar tudo que se quer, então, antes de comprar pense se realmente precisa daquilo ou se está agindo por impulso. Cuidado com as compras online, elas são uma das grandes vilãs de nossas finanças.

3) Anote tudo que gastar

Para quem deseja economizar dinheiro ou utilizá-lo de maneira mais consciente, anotar receitas e gastos pode ajudar muito. A nossa dica é colocar tudo em uma planilha de orçamento mensal.  Tudo mesmo, inclusive o dinheiro que você dá para alguém que te pede na rua. Mesmo que você não esteja habituado com as planilhas, vale experimentar. Com os números organizados, fica mais fácil enxergar onde está nosso erro na hora de gastar.

4) Poupe automaticamente

Esta deve ser sua prioridade.  Sempre que você receber seu salário faça a transferência automaticamente. Procure saber no seu banco como programar isso.

5) Se informe

Leia sobre educação financeira e, se possível, faça cursos sobre o tema. Quanto mais conhecimento, mais decisões acertadas você fará.