Garotas ensinam em vídeos como fazer manutenções e reformas

As manutenções domésticas, construções e acabamentos da casa ainda não são coisas pra qualquer um, quiçá para mulheres, certo? Engano seu! Quem desmistifica essa afirmação machista são algumas meninas que botaram literalmente a mão na massa e fizeram das atividades algo simples, e toparam compartilhar o conhecimento pela web.

A jovem Paloma Cipriano começou seu canal com dicas de “faça você mesmo”, mas em uma das suas postagens resolveu inserir um vídeo colocando piso em um cômodo da casa e bombou na internet. Tudo começou quando ela era pequena, já que a casa dela e da família, constituída só por mulheres, sempre esteve em reforma.

“Eu fiz um curso de alvenaria e acabamento aos 16 anos. Primeiro coloquei um piso, depois fiz um reboco e coloquei umas pastilhas. Foi aí que tudo começou! O vídeo do piso foi crescendo, crescendo e começaram a aparecer mulheres que tinham feito coisas na casa delas porque tinham visto o vídeo”, afirma Paloma em uma das gravações que está disponível no canal.

A discussão fez sucesso dentro e fora da web, a garota já participou de diversos programas e entrevistas. Além das dicas, os vídeos acendem uma discussão antiga sobre o que pode ou não ser feito por mulheres. Um ponto levantado pela garota de 23 anos, que explicou no próprio canal por que decidiu continuar. “Pra mim sempre foi normal, por que era, mas para a maioria das pessoas não é!  Esses vídeos tiveram acessos grandes, com comentário legais e muitos comentários machistas, mas enfim. Eu gostei da ideia de ajudar as pessoas”.

Outro sucesso nas redes é o M’Ana – Mulher Conserta pra Mulher. Ana Luisa Correard criou o serviço após passar por uma situação extremamente e infelizmente comum com um entregador de gás. “Sozinha em casa, liguei para a entrega de botijões de gás e, já na minha cozinha, o entregador começou a me fazer perguntas que me deixaram extremamente desconfortável. Entre as várias coisas que ele falou, lembro apenas daquela que fez aquele sinal de perigo gritar dentro de mim: “E aquele menino que mora aqui? Tá aí ou você tá sozinha?” , conta a garota em sua página.

Como trocar uma resistência de chuveiro

Como trocar a resistência do chuveiro, mais um tutorial de Mana pra vocês! Dessa vez em vídeo ;)O vídeo mostra o passo-a-passo para a troca da resistência no modelo mais comum de chuveiros no Brasil. Mas existem outros modelos no mercado e estes podem exigir técnicas diferentes. Tendo problemas ou dúvidas, fala com a gente :)Jamais esqueçam de desligar a chave de luz antes de qualquer coisa e de encher o chuveiro de água antes de testá-lo após a troca! #épramim #tutorialdemana

Posted by M'Ana – Mulher conserta para Mulher on Friday, October 2, 2015

Hoje, ela e a sócia, a arquiteta Katherine Pavloski levaram à sério os ajustes e fazem disso um negócio que tem dado certo. “O serviço que eu criei, o mAna (cujo nome é um trocadilho com o meu próprio nome), foi o responsável por essa virada na minha vida. Depois de muito pensar nas minhas próprias experiências, acabei criando um meio de atender mulheres que necessitam de reparos e serviços de manutenção doméstica. A ideia é que o serviço seja oferecido de mulher para mulher, de forma que ambas se sintam à vontade e seguras no ambiente”. 

Atualmente as meninas também começaram a dar cursos para outras garotas. Se você ainda tem medo ou não sabe como começar fique de olho nas páginas. Em cada um dos canais há mais informações sobre o que elas ensinam e oferecem. Mãos à obra!