Créditos: iStock

Professores ensinam Matemática através do YouTube e assim facilitam o aprendizado da disciplina

Matemática é uma das disciplinas que marcam presença nas provas de concursos públicos, Enem e vestibulares. Quem está com a grana apertada para pagar um curso presencial, pode encontrar na internet uma grande aliada. No YouTube, professores ensinam Matemática de um jeito didático e descontraído para facilitar o aprendizado.

Abaixo selecionamos canais que ensinam diversas disciplinas, incluindo Matemática e canais específicos da matéria tão temida por alguns alunos. Confira abaixo a lista e comece a estudar já!

1) Calcule Mais 

O professor Vandeir Vioti no site e no canal do YouTube oferece mais de mais de 600 videoaulas gratuitas de Matemática para ajudar as pessoas a se prepararem para provas do Enem, vestibular ou concursos públicos.

"O meu objetivo é ajudar a todas as pessoas que querem estudar, crescer profissionalmente e ter uma condição melhor de vida", explica o professor no site.

Todo conteúdo é dividido por temas como juros, raciocínio lógico, porcentagem, entre outros. O professor também corrige a parte de Matemática de provas do Enem. Confira:

2) O Monstro da Matemática 

O canal do YouTube conta com quase 50 aulas gratuitas e tem "O Monstro" Lucas de Stefano ensinando sobre Matemática para quem vai prestar a prova do Enem ou de um concurso público.

A aulas englobam temas como equações, probabilidade, porcentagem, juros simples e compostos e muito mais! Tudo ensinado de forma descontraída para facilitar o aprendizado. Assista:

3) Carecas de Saber 

Carecas de Saber oferece mais de 800 videoaulas gratuitas de português, literatura, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Atualidades. Só que Matemática hoje, são cerca de 95 aulas, porém praticamente todos os dias, novas aulas são inseridas.

O canal conta com uma carga horária similar à um “cursinho” semiextensivo. O que chama a atenção são os vídeos com duração de 20 minutos que utilizam a tecnologia lightboard, que possibilita que o aluno veja tudo que é escrito pelo professor.

Assista a uma videoaula de Matemática:

4) Feretto Matemática 

No site, o professor Ferretto oferece planos de estudo com diversos preços. No canal do YouTube mais de 450 vídeoaulas ensinam sobre Matemática básica, cálculo e outros temas. Algumas aulas são direcionadas ao público do ensino médio, Enem e vestibular

Assista ao professor:

5) Equaciona Matemática

Neste canal do YouTube são disponibilizadas mais de 200 videoaulas gratuitas de Matemática sobre os mais variados temas que são ensinados no ensino fundamental e médio.

As aulas são ministradas por Paulo Pereira que é mestre em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (INPA) e professor de Matemática da rede pública e privada do estado do Rio de Janeiro. Assista a aula:

6) Matemática em Exercícios 

Graduado em Matemática com Licenciatura pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), o Prof. Gui criou um canal no YouTube para ensinar a Matemática de forma dinâmica e descontraída para que o público possa aprender sobre a disciplina de forma prazerosa. As videoaulas ensinam Matemática para concursos, curiosidades, Matemática básica e conta também com aulas direcionadas para Enem, vestibular e ensino médio. Confira:

7) Me Salva 

Miguel Andorffy, estudante de Engenharia Elétrica, sempre teve facilidade com cálculo e decidiu dar aulas pelo YouTube. Assim surgiu o Me Salva! que logo nas primeiras semanas teve milhares de acessos.

Hoje o canal oferece resoluções de exercícios, simulados e vídeos com curiosidades não só de cálculo, mas de História, Física, Biologia e Português.

O conteúdo conta com aulas para quem está se preparando para o Enem, vestibulares, concursos e ainda para quem precisa de reforço escolar para o ensino médio e ensino superior nas áreas de Engenharia, Saúde e Negócios. Assista a uma aula:

8) Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio 

Pós-graduado pela UFRJ, o carioca Rafael Procópio sempre foi apaixonado por Matemática. Com o intuito de que suas aulas ultrapassassem as barreiras físicas da sala de aula, em 2010 surgiu o canal Matemática Rio.

No site ele oferece planos de estudo intensivos que cobram um valor amigo. Em seu canal do YouTube são mais de 1.400 vídeos que ensinam a disciplina para quem está se preparando para o Enem, vestibular, concurso público, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.

9) Marcos Aba 

Em seu canal do YouTube Marcos Aba descreve: "Este canal é voltado para todos os brasileiros que sentem muita dificuldade com a Matemática". De forma detalhada ele ensina sobre a disciplina tão temida pelos alunos.

Toda semana são inseridas novas aulas no canal que conta hoje com mais de 700 videoaulas. Além das aulas de Matemática os alunos encontram também videoaulas gratuitas de Química e Física. Assista a um vídeo:

10) Portal da Matemática

O Portal da Matemática da OBMEP conta com videoaulas gratuitas de Matemática voltadas para alunos e professores. O conteúdo é focado para o público do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Assista a uma das videoaulas:

Mais de 800 aulas gratuitas preparam os estudantes para o ENEM